Severino Araujo de Oliveira, nasceu em Limoeiro do Norte em Pernambuco e foi criado em Ingá na Paraiba. O pai era maestro da banda da cidade e o ensinou a tocar vários instrumentos, fixando-se na clarineta. Em João Pessoa, entrou para a Banda Tabajara, dirigida pelo maestro Luna Freire. Após a morte deste, assumiu o comando em 1938 e iniciou a trajetória vitoriosa da Orquestra Tabajara, que esteve sob seu comando por mais de 70 anos.

Influenciado pela Era das Big Bands norte-americanas (que ouvia pelo rádio em ondas curtas), adicionou ao repertório da Tabajara os mais conhecidos temas de jazz e swing daquela época de ouro. Severino e sua banda atuaram muitos anos por todos os quadrantes do país com apresentações públicas em bailes, programas de rádio e na televisão. As gravações apresentadas nesta edição, foram realizadas nos estúdios da etiqueta CID Enternainment Ltda.

É preciso destacar, o cuidado que o maestro sempre dedicou na escolha dos cantores sob seu comando. Todos de alta qualidade como: Rose Valentim, Leila Rocha, Elizeth Cardoso, Almir Feijó, Cleber Pimentel e Jamelão (José Bispo dos Santos). Ele nasceu a 23 de abril de 1917 e morreu, aos 95 anos, no dia 03 de agosto de 2012. A Orquestra Tabajara, uma big band no mesmo nível das mais afamadas similares norte-americanas. Severino Araujo, clarinetista, compositor, arranjador e band leader. Agora, é só ouvir e constatar a qualidade musical desta fantástica orquestra brasileira.