A música de Duke Ellington é personalíssima e identificável aos primeiros acordes. Para Duke, seu principal instrumento era a orquestra e impôs um estilo a todos os seus músicos, porém, sem contrariar a personalidade de cada um. Realizou o que podemos chamar de a unidade na diversidade. Nascido em uma família de classe média na capital da América do Norte Washington-D.C., a 29 de abril de 1.899, começou a estudar piano ainda bem pequeno e, aos 17 anos, era pianista de “ragtime”, ritmo muito em voga na época. O apelido – Duke, recebeu na adolescência por suas maneiras educadas e extrema elegância no vestir – um verdadeiro Duke. Em 1922, após organizar um pequeno grupo musical, partiu para New York com seus
“Washingtonians”, sem o sucesso esperado, somente alcançado no ano seguinte, contratado pelo cabaret Barron’s do bairro negro do Harlem. O reconhecimento nacional chegou com a contratação da orquestra pelo famoso clube noturno Cotton Club em 1927, onde permaneceu por mais de cinco anos com enorme aceitação do público. Edward Kennedy “Duke” Ellington morreu aos 75 anos no dia 24 de maio de 1974 em Nova York, coberto de glória e reconhecido como uma das expressões máximas do jazz e da música popular norte-americana do século 20.

BLACK BAND DE DUKE ELLINGTON
01- 3:53- Day Dream. Composição de Duke Ellington e John Latouche.
Instrumental com solo de sax-tenor por Paul Gonsalves.
Gravação Verve Records do ano de 1962.
02- 3:04- It Shouldn’t Happen To A Dream. Duke Ellington, Johnny Hodges e Don George
são os compositores.
Vocal do crooner Al Hibbler em gravação de 25 de novembro de 1946.
Etiqueta Columbia Records.
03- 2:53- Me And You. Composição de Duke Ellington, letra e música.
Vocal da lady-crooner Ivie Anderson em gravação do dia 15 de março de 1940.
Etiqueta Bluebird Records.
Black Band do pianista Duke Ellington.

BLACK BAND DE DUKE ELLINGTON
04- 3:00- Magenta Haze. Duke Ellington é o compositor deste instrumental.
Solo de sax-alto por Johnny Hodges.
Gravação de 23 de outubro de1946.
Etiqueta Columbia Records.
05- 3:23- Flamingo. Ted Grouya e Edward Anderson são os compositores.
Vocal do crooner Herb Jeffries em gravação de 28 de dezembro de 1940.
06- 3:10- I’m Beginning To See The Light. Duke Ellington e Don George compuseram este
belo tema.
Vocal de Joya Sherill. A gravação é de 01 de dezembro de 1944.
07- 2:58- It Don’t Mean A Thing (If It Ain’t Got That Swing). Composição de Duke Elling-
ton e Irving Mills.
Vocal de Kay Davis, Marie Ellington e Joya Sherill.
Gravação de 14 de maio de 1945.
Estas três gravações foram realizadas nos estúdios da Bluebird Records,
subsidiária da RCA Victor.
Black Band do pianista Duke Ellington.

BLACK BAND DE DUKE ELLINGTON
08- 3:08- Sultry Sunset. Composição de Duke Ellington.
Solo de sax-alto por Johnny Hodges em gravação de 25 de novembro de 1946.
Um belo instrumental.
09- 3:01- Something To Live For. Composição de Duke Ellington e Billy Strayhorn.
Vocal de Lloyd Oldham em gravação de 30 de julho de 1952.
10- 2:55- Body And Soul. John Green e Edward Heyman são os autores.
Vocal de Betty Roché em gravação do dia 22 de dezembro de 1952.
Gravações realizadas nos estúdios da Columbia Records
Black Band do pianista Duke Ellington.

BLACK BAND DE DUKE ELLINGTON
11- 3:13- Please Be Kind. Composição de Saul Chaplin e Sammy Cahn.
Instrumental gravado a 07 de dezembro de 1951.
Solo de sax-alto por Willie Smith.
12- 3:05- Do Nothin’Till You Hear From Me. Composição de Duke Ellington e Bob Russell.
Vocal do crooner Al Hibbler em gravação de 18 de novembro de 1947.
13- 2:43- A Woman And A Man. Novamente comparecem Duke Ellington e Bob Russell
como autores.
Vocal de Dolores Parker em gravação de 30 de dezembro de 1947.
Estes temas foram gravados nos estúdios da Columbia Records.
Black Band do pianista Duke Ellington.