HELEN MERRILL

Jelena Ana Milcetic(Helen Merrill), nasceu a 21 de julho de 1930 em New York City. De origem Croata, começou a cantar em clubes de jazz no bairro do Bronx em 1944, aos 14 nos de idade.
O primeiro disco gravado veio em 1952 com o tema “A Cigarette For Company”, acompanhada pelo pianista Earl “Fatha” Hines. O acervo fonográfico de qualidade foi gravado nos selos Mercury, EmArcy, Milestone, Gitanes e Verve Records. Uma carreira bem sucedida com apresentações públicas na América do Norte, Europa e Japão. Em dezembro de 2021, Helen está viva , aos 91 anos de idade.

CARMEN McRAE

Carmen Mercedes McRae(Carmen McRae), cantora e pianista de jazz com estilo inovador de improvisação. Conhecida por sua maestria vocal e “scat singingin´(estilo de interpretar emitindo sons onomatopaicos, imitando instrumentos musicais Carmen nasceu no bairro negro do Harlem em New York a 08 de abril de 1920. Foi lady-crooner das black bands de Count Basie e Benny Carter entre 1944 e 1947, quando foi para a carreira solo onde se consagrou como uma das divas do jazz. Carmen tem gravações nas etiquetas Quest, Concord Jazz, Lonehill, Decca-MCA, Kapp, Blue Note e Atlantic Jazz Records. Ela faleceu em Los Angeles-Califórnia no dia 10 de novembro de 1994, aos 74 anos, vitimada por um derrame cerebral.

ANITA O´DAY

Anita Belle Colton(Anita O´Day) é considerada pela crítica especializada como a mais destacada cantora branca de jazz do século XX. Atuou como lady-crooner nas big bands de Gene Krupa e Stan Kenton nos anos 1940, antes de seguir para a carreira solo. Ela esteve se apresentando por duas semanas no “150 Nightclub” de Hotel Maksoud Plaza em São Paulo em 1984. O show foi gravado “ao vivo” e reproduzido em um long-playing. Para seus admiradores, uma aquisição obrigatória. Na longa careira, gravou extenso acervo nas etiquetas Columbia, Harmony, Master´s Voice, Norgran, Clef e Verve Records, entre outras mais. Anita nasceu em Chicago-Illinois a 18 de outubro 1919 e faleceu, aos 87 anos, no dia 23 de novembro de 2006, em Los Angeles-Califórnia. Anita O´Day, uma cantora para se ouvir com muita atenção.

ELLA FITZGERALD

Ella Jane Fitzgerald-, a primeira dama do jazz, nasceu no dia 25 de abril de 1917 em New Port News-Virgínia. Ainda muito jovem, participou do famoso concurso de calouros no famoso Apolo Theater no Harlem, conquistando o primeiro lugar. Essa exposição deu ensejo de ser contratada como vocalista da black band do baterista Chick Webb(1935). Na carreira solo contratada pela Decca Records, começou a vitoriosa trajetória na música. Em 1955, o grande impulso, ao assinar com a influente gravadora Verve Records do produtor musical Norman Granz. Nesse período gravou ao lado dos mais influentes maestros-arranjadores Nelson Riddle, Billy May, Buddy Bregman, Frank DeVol e os bandleaders Duke Ellington e Count Basie.

Ella esteve no Brasil duas vezes. A primeira em 1960, apresentando-se na Televisão Record em São Paulo. Voltou em 1971, no Teatro Municipal também em São Paulo. Uma carreira de grande exposição e sucesso. Ella Fitzgerald faleceu em sua residência de Beverly Hills-Los Angeles no dia 15 de junho de 1996, os 79 anos, após longa enfermidade. Uma legenda da música popular norte-americana de todos os tempos. Uma voz belíssima!