HELEN MERRILL
Nascida Jelena Ana Milcetic a 21 de julho de 1930 em New York City e filha de imigrantes Croatas, cantora norte-americana de jazz, gravou seu primeiro álbum em 1954 ao lado do
trompetista Clifford Brown com imediato sucesso. Após intensa atividade nos anos 1950 e 1960, gravou e se apresentou em turnês na Europa e Japão. De volta à América do Norte, agora contratada pela gravadora Verve Records. Intérprete de performances vocais sensuais, sua carreira já chegou em sua sexta década. O enorme acervo fonográfico foi gravado também nas etiquetas EmArcy, Metro Jazz. RCA Victor, Gitanes, Atco, Storyville, entre outras mais. Helen Merril, em setembro de 2022, está com 92 anos de idade e gozando de merecida aposentadoria.

CARMEN McRAE
Cantora e pianista de jazz, considerada uma das maiores representantes do gênero, era conhecida por sua maestria vocal e inovador “scat singing” (estrilo de cantar de maneira onomatopaica sem pronunciar palavras, imitando instrumentos musicais). Carmen nasceu em New York City no dia 08 de abril de 1920 e começou a carreira nos anos 1940 apresentando-se no clube noturno Milton´s Playhouse, um dos berços do be bop. Nas big bands do multinstru mentista Benny Carter e do pianista Count Basie, atuou entre 1944 e 1947. Na carreira solo, após a Segunda Guerra Mundial, foi escolhida pela revista Downbeat como a estrela do ano (1953). De repertório eclético com clássicos do jazz e baladas, era também admiradora da música brasileira. Carmen McRae morreu aos 74 anos a 10 de novembro de 1994.

ANITA O´DAY
Anita O´Day é considerada pela crítica especializada como a mais destacada cantora branca de jazz do século XX. Ela começou a ser conhecida quando foi lady-crooner das big bands de Gene Krupa e Stan Kenton nos anos 1940. Cantora com total ausência de vibrato, deixou gravações antológicas nas etiquetas Columbia, Clef, Norgran, Verve, Harmony e outras mais. Anita esteve se apresentando em São Paulo em 1984 no “150 Nightclub” do Hotel Maksoud Plaza por duas semanas com grande afluência de público. Nascida em Chicago-Illinois no dia 18 de outubro de 1919, faleceu aos 87 anos em Los Angelos-California a 23 de novembro de 2006. Seu nome no registro de nascimento era Anita Belle Colton.

ELLA FITZGERALD
Ella Fitzgerald ainda muito jovem participou do famoso concurso de calouros do Apollo Theater no bairro do Harlem, conquistando o primeiro lugar. Após ser levada pelo músico Benny Carter à presença do baterista e bandleader Chick Webb, foi contratada como lady-crooner em 1935. Permaneceu com Webb até a morte deste em 1939, seguindo com a banda agora denomina Ella Fitzgerald And Her Famous Band até meados de 1942 quando a corporação musical foi extinta, partindo para a carreira solo contratada pela Decca Records até 1956.
A partir daí, o produtor musical Norman Granz a tem sob contrato exclusivo. Foi a fase mais importante de sua trajetória na música, gravando na Verve Records os famosos songbooks que entraram para a história da música popular norte-americana, particularmente do jazz. Meso-soprano de voz límpida e bela Ella Fitzgerald ficou conhecida como “a primeira dama do jazz”.