BLACK BAND DE HARLAN LEONARD

O saxofonista-tenor e bandleader, formou sua corporação musical em 1934 na cidade de Kansas City, começando a se apresentar na área para, posteriormente(1940),iniciar apresentações em Chicago-Illinois nos salões de baile Aragon e Savoy. Um ano após, (1941) Leonard e sua banda vão para New York City, em temporadas no salões de baile do Harlem. Entre seus instrumentistas estavam Tad Dameron , Charlie Parker, Johnny Otis, Teddy Buckner, entre outros. Como vocalistas destacaram-se Darwin Jones, James Ross, Myra Taylor e Helen Rothwell. Os espetáculos públicos eram inciados com o tema da orquestra , “Rockin With The Rockets”. O acervo fonográfico foi gravado nos selos RCA Victor e Bluebird Records. Uma banda do “estilo kansas city”, enfatizando os “riffs”, ou seja, compaços musicais repetidos e agradáveis de se ouvir. Ouçam o som alegre e simcopado de Harlan Leonard e seus rapazes.

F R E D A S T A I R E

Renomado dançarino, ator e cantor. Como intérprete, uma voz pequena, porém muito bem colocada. Frederick Austerlitz, seu verdadeiro nome, até nossos dias, é considerado um gênio da dança, protagonizando inesquecíveis películas rodadas em Hollywood. No mundo da música, Fred gravou temas de grande compositores como George Gershwin, Irving Berlin, Cole Porte, Harry Warren e outros mais. Norman Granz, proprietário da Verve Records o contratou em 1952 para participar do movimento musical “Jazz At The Philharmonic”, onde gravou um “long-playing” ,na época, intitulado “The Astaire Story”, acompanhado pelo sexteto de Oscar Peterson.

T H E F O U R F R E S H M E N

A formação básica do conjunto vocal The Four Freshmen (Os quatro calouros), era constituida pelos irmãos Don e Ross Barbour, Bob Flanigan e Hal Kratszch, iniciado atividades em 1948 na cidade de Indianapolis-Indiana. No final dos anos 1940, presente em apresentações em clubes noturnos no centro oeste dos EEUU. O grande impulso na carreira, veio ao ser contratado pelo prestigioso selo Capitol Records, em abril de 1950, levado pelo bandleader Stan Kenton. O primeiro sucesso veio em 1952 com o tema “It´s A Blue World”. Na Capitol Records o grupo gravou sete álbuns de grande aceitação pelo público. Após várias substituições de seus componentes, The Four Freshmen estiveram se apresentando na Inglaterra, em 1992. Um dos mais harmoniosos e afinados conjuntos vocais do século XX. Ouçam, vale a pena.