Quinta Avenida do dia 17 de janeiro d 2015

Black Band de Earl “Fatha” Hines

O pianista Earl “Fatha”Hines formou sua orquestra de jazz em 1929 e durante mais de dez               anos apresentou-se, diariamente, na casa de diversão Gran Terrace na cidade de Chicago. Com exposição permanente e transmissões pelo rádio em cadeia nacional, tornou-se muito conhecido e popular. Hines, devido sua técnica ao piano (ele criou o estilo trompete-piano), era chamado o pai do piano moderno. Em sua banda apareceram músicos que se tornariam expoentes do jazz, tais como: Walter Fuller (trompetista e cantor), sax-alto Charlie “Bird” Parker, e os cantores Billy Eckstine e Sarah Vaughan. Ele esteve se apresentando no Brasil em duas oportunidades(1974 e 1981) no Rio de Janeiro e São Paulo. O acervo fonográfico foi gravado nos selos Bluebird, Vocalion e Apolo Records.

Ernestine Anderson

Cantora negra que não se tornou muito conhecida na America do Sul , porém, em sua terra sempre foi e é admirada, posto que está até nossos dias em atividade. Ela nasceu a 11 de novembro de 1928 a cidade texana de Houston e começou a cantar em emissoras de rádio de sua cidade natal. Por um período, foi lady-crooner da Black Band do vibrafonista Lionel Hampton. Na carreira como solista, gravou nos estúdios da Mercury, Reprise e Concord Jazz.

Boa voz, personalidade e esmero ao escolher o repertório.

Nat King Cole

Um dos cinco cantores de maior destaque no século 20. Nathaniel Adams Coles, nasceu na cidade de Montgomery no Alabama 17 de março de 1919 e mudou-se com a família, ainda criança, para Chicago-Illinois. O pai era ministro da Igreja Batista e foi transferido para uma paróquia de cidade. Começou as primeiras lições de piano com a mãe, organista da igreja. Com aulas adicionais atinge um patamar que lhe permitiu lançar-se como pianista de jazz. Influenciado pelo pai do piano moderno Earl “Fatha” Hines, forma o que se tornaria um pioneiro grupo de jazz, o King Cole Trio, com ele ao piano e vocais, Oscar Moore, guitarra e Wesley Prince, contrabaixo. A partir de 1946 começa a se consagrar como cantor de temas românticos e grava alentado acervo na Capitol Records. Fumante compulsivo, veio a falacer com apenas 45 anos no dia 15 de fevereiro de 1965, vitimado por câncer pulmonar.

Esta edição foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2011.