BLACK BAND DE EARL ‘FATHA’ HINES

Earl ”Fatha” Hiines, consIderado ”o pai dos pianistas modernos”, formou sua corporação musical em 1929, para apresentações no clube noturno “Grand Terace” em Chicago-Illinois . Por cerca de 10 anos, permaneceu, noite após noite, entretendo seus freqüentadores com grande afluência . Hines manteve a orquestra até 1947, seguindo posteriormente como pianista ao lado do trompetista Louis Armstrong And hHs All Stars. Na realidade, um quartoteto com o trombonista Jack Teagarden e Barney Biggard à clarineta. Em 1962 Hines começou a aparecer em concertos de jazz como solista ao piano, percorrendo a Europa, como enviado especial do Departamento de Estado Norte-Americano, apresentando-se inclusive na então União soviética. Ele esteve se apresentando em São Paulo no final de 1981 , no “150 Nightclub” do Hotel Maksoud Plaza. Durante a existência da black band, Hines teve sob contrato, dois excepcionais vocalistas, Billy Eckstine e Sarah Vaughan.

THE SKYLINERS

Quinteto vocal que iniciou atividades em 1958 em Pittsburgh-Pensylvania, com Jimmy Beaumont(líder,barítono),Wally Leste(tenor), Jackie Taylor (bass voice and guitarist) Joe Verscharen(barítono)) e Janet Vogel(soprano). As gravações do grupo foram realizadas nos estúdios da Calico, Colpix, Jubille, Origianl Sound e Sutra Records.

BROOK BENTON

Benjamin Franklin Peay, seu verdadeiro nome, cantor, compositor e ator, nasceu a 19 de setembro de 1931 em Lugoff- South Carolina. Brook gravou nos selo Okeh, Mercury, Cotillion e RCA Victor. Como compositor compôs músicas para interpretações de Nat King Cole e Roy Hmilton. Brook Benton gravou excelentes duetos com a cantora Dinah Washington, no início dos anos 1960 nos estúdios da Mercury Records e faleceu com apenas 56 anos, acometido por uma meningite espinhal a 09 de abril de 1988 no bairro de Queens-New York , deixando viuva sua mulher Mary e mais seis filhos menores.