BLACK BAND DE COUNT BASIE

William James “Count” Basie, pianista, arranjador, compositor e bandleader, nasceu em Red Bank-New Jersey no dia 21 de agosto de1904. Sua orquestra tornou-se uma das mais importantes do jazz e da era das big bands, contando com excelentes instrumentistas, entre os quais destacaram-se: Lester Young-sax-tenor, Harry “Sweets” Edison e Clark Terry- trompetistas, Walter Page-contrabaixista, Jo Jones-baterista e Fred Green-guitarrista, entre outros. Após trabalhar na banda de Benny Moten, organizou a própria orquestra em 1935, mantendo-se em atividade até a morte ocorrida em 26 de abril de 1984. O traço dominante de Basie é o emprego de “riffs”, frases simples e curtas, cuja repetição, conduz a quem ouve a uma grande satisfação e conhecido como “Estilo Kansas City”. Basie, ao longo dos anos, construiu um acervo fonográfico de alta qualidade nas etiquetas Brunswick, Columbia, Decca, RCA Victor, Pablo, Clef, Concord Jazz e Roulette Records.

CHRIS CONNOR

Mary Jean Loutsenhizer (Chris Connor), uma destacada intérprete de temas jazzísticos , ingressou na banda do pianista Claude Thornhill, integrando o conjunto vocal The Snowflakes. Posteriormente, foi lady-crooner das bandas de Jerry Wald e Stan Kenton. Já na carreira solo, a partir de 1954 teve presença constante no disco, televisão e clubes noturnos dos EEUU. Cantora de grande sensibilidade, voz afinada e sensual. Chris Connor tem belas gravações realizadas nas etiquetas Bethlehem, Atlantic, Roulette, Contemporary e ABC Paramout. Nos anos 1980, esteve se apresentando no Brasil com muito sucesso. Nascida em Kansas City-Missouri a 08 de novembro de 1927, faleceu aos 81 anos, em Toms River-New Jersey, no dia 29 de agosto de 2009.

ARTHUR PRYSOCK

Antes de se tornar cantor, Arthur Prysock Junior, foi auxiliar de cozinha em Hartford-Connecticut. Com bela voz de baixo-barítono e timbre semelhante a Billy Eckstine, começou a cantar na black band do pianista Buddy Johnson em meados dos anos 1940. Na carreira solo, no início dos anos 1950, tem gravações realizadas selos Decca, Mercury e Milestone. Um cantor fora-de-série e não muito conhecido no Brasil. Prysock nasceu no dia 01 de janeiro de 1926 na cidade de Spartanburg- South Carolina e faleceu, aos 71 anos, no dia 14 de junho de 1997, em Hamilton-Bermudas. Ouçam e constem suas qualidades vocais.