BLACK BAND DE CHICK WEBB

William Henry “Chick” Webb, notável baterista e conhecido como “O Rei do Savoy”, famoso salão de baile do Harlem em New York nos na os 1930, onde eram travadas as “batalhas de big bands”. Webb liderou um grupo de treze instrumentistas com destaque para Bob Stark, Taft Jordan e Mário Bauza (trompetistas), Louis Jordan e Ted McRae (saxofonistas), John Kirky (contrabaixista) e a jovem lady-crooner Ella Fitzgerald , entre outros mais. A banda gravou extenso acervo na etiqueta Decca Records entre 1929 e1942. Após a prematura morte de Webb, em 16 de junho de 1939, Ella Fitzgerald, passou a comandar a orquestra, agora como Ella Fitzgerald And Her Famous Orchestrra, até sua dissolução no início de 1942, quando foi para a carreira solo. Seu diretor musical, passou a ser o saxofonista Ted McRae. O baterista, arranjador, compositor e bandleader Chick Webb, nasceu na cidade de Baltimore, Maryland no dia 10 de fevereiro de 1905 e faleceu com apenas 34 anos, vitimado por uma tuberculose espinhal na mesma cidade em que nasceu. Prematura perda para a música popular norte-americana e também para o jazz.

CAROL WELSMAN

Cantora e pianista de jazz canadense, nasceu em Toronto, Ontário no dia 29 de setembro de 1960. A grande paixão pelo jazz a inspirou cursar a famosa “Berklee College Of Music” na cidade de Boston, Massachusetts no início dos anos 1980. Completados os estudos, iniciou carreira na cidade de Toronto em 1990 ao fundar a própria gravadora Welcar Music. No início dos anos 2000, veio ao Brasil e se encantou com a música popular brasileira, aproveitando a oportunidade para gravar composições de Paulinho da Viola e Djavan. Além de gravações na Welcar Music, Carol tem registros fonográficos realizados na etiqueta Savoy Records. Cantora contemporânea, que nos últimos dez anos, tem se destacado inclusive nos Estados Unidos da América do Norte.

THE FOUR ACES

No início dos anos 1950, no Brasil, os bailes universitários e as festinhas de estudantes, não deixavam de tocar gravações do quarteto vocal The Four Aces. A constituição básica na época contava com Al Alberts, Lou Silvestre, Sod Vacaro e Dave Mahoney. Grande parte do acervo fonográfico foi gravada na etiqueta Decca Records, com grande índice de venda de discos. Um enorme sucesso ao interpretar temas românticos bem ao gosto da juventude. Harmonização perfeita, além de apurada escolha do repertório, eis a fórmula para o enorme sucesso desse excelente conjunto vocal. Ouçam e comprovem suas belas interpretações.