
Programa Quinta Avenida do dia 01de novembro de 2014
Black Band de Andy Kirk
Andrew (Andy) Kirk formou a orquestra no ano de 1929, na cidade de Kansas City, no meio oeste dos Estados Unidos.Nos anos 1920 e 1930,Kansas City era um importante reduto do jazz.
Músicos de renome atuavam em clubes noturnos da cidade como: Count Basie, Jay McShann e Harlan Leonard. Kirk era saxofonista, compositor, arranjador e chefiou uma banda do estilo Kansas City de muito sucesso. Esse estilo enfatizava os “riffs”,ou seja, compassos musicais re-
petidos e que soavam de maneira agradável aos ouvidos. Seu êxito foi tamanho que recebeu convite para se apresentar no bairro negro do Harlem em Nova York. A banda era conhecida como “As Doze Nuvens de Alegria”(Twelve Clouds Of Joy) e contava com uma pianista, arran-
jadora e compositora(considerada a alma do grupo musical), chamada Mary Lou Williams. Andy Kirk gravou no selo Decca Records a maioria do acervo e teve sob contrato cantores que marcaram época no jazz e na era do swing, tais como: Pha Terrell e June Richmond. Em 1949 ,dissolveu a banda para se dedicar ao ramo hoteleiro. As “Doze Nuvens de Alegria” deixaram sua marca na “Era das Big Bands”. Ritmo,harmonia e melodia,eis as qualidades dessa excelente orquestra. Ouçam e comprovem.
Chris Connor(Mary Loutsenhizer),nasceu em Kansas City,cidade musical por excelência, a 08 de novembro de 1927. Cantora de voz quente,sensual e bela. No início de carreira fez parte do conjunto vocal The Snowflakes da orquestra do pianista Claude Thornhill. Em 1953,substituiu June Christy na banda do pianista Stan Kenton, iniciando carreira solo no ano seguinte. Chris tem gravações realizadas nas etiquetas Atlantic, Bethleheim, Stash e Alpha.Nos anos 1980 es-teve se apresentando no Brasil (Rio e São Paulo). Ela faleceu ,aos 81 anos, no dia 29 de agosto de 2009.
Nat King Cole
Nathaniel Adams Coles ,um dos mais destacados cantores norte-americanos do século 20 . Pianista de jazz ,cantor e compositor ,uma voz suave com interpretações antológicas dos grandes temas românticos do cancioneiro popular norte-americano. Uma carreira coberta de glórias. Nat esteve se apresentando no Brasil nos anos 1950 com retumbante sucesso. Seu enorme acervo fonográfico foi registrado na gravadora Capitol Records,sempre respaldado por arranjos e maestros de primeira linha como Nelson Riddle e Billy May. Ele nasceu na cidade de Montgomery,no Alabama a 17 de março de 1917 e faleceu aos 48 anos em Los Angeles na Cali-fornia,no dia 15 de dezembro de 1965, vitimado por câncer pulmonar,posto que era um com- pulsivo fumante.