BIG  BAND  DE  HARRY  JAMES

Harry Haag James, trompetista, arranjador, compositor e bandleader , nasceu no dia 15 de março de 1916 na cidade de Albany-Georgia.  Antes de formar a própria corporação musical, atuou nas bandas de Ben Pollack(1935) e  Benny Goodman (1937). Em 1938 iniciou as atividades como chefe de orquestra, contratado pela  gravadora Varity Records .  No decorrer da carreira, gravou também nos selos Brunswick, Columbia, Capitol, M.G.M. , DOT, Longines Symphone e outros mais.  Harry James esteve por duas oportunidades se apresentando no  Brasil, em  outubro de 1960 e  agosto de 1978. Harry James e seu trompete mágico – um sucesso no disco, em apresentações públicas e no cinema.  Ele esteve presente no “naipe” de trompetes  da big band de Benny Goodman no famoso concerto de jazz no Carnegie Hall de New York no dia 16 de janeiro de 1938 – um marco da era das big bands,  do swing e do jazz.

Harry James morreu aos 67 anos, em Las Vegas-Nevada,  no dia 05 de julho de 1983 vitimado por  um câncer linfático. Nesta  edição,registros fonográficos dos anos 1940 na etiqueta ColumBia Records.

FRANK  SINATRA

Frank Sinatra gravou em estúdio aproximadamente 1500 temas. Exigente  ao extremo, cer cou-se dos mais consagrados maestros-arranjadores para fazer suas gravações como, Axel Stordahl, Nelson Riddle, Billy May, Don Costa, Gordon Jenkins e outros mais. Em 1960 fundou a própria gravadora a Reprise  Records  gravando aproximadamente 450 temas,  entre eles  “September Of My Years”  presente nesta edição.

ELLA  FIZTGERALD

A primeira dama do jazz em gravação dos Anos Verve Records de propriedade de  Norman Grantz , a partir de 1956. Na Verve, Ella gravou os famosos  “songbooks” que, até nossos dias são considerados  “o ponto alto” de sua carreira discográfica. Ella Fiztgerald uma cantora de voz límpida e bela. No ínicio da carreira(meados dos anos 1930), foi destaque como lady-crooner da black band do baterista Chick Webb.