BIG BAND DE GLENN MILLER

Antes de alcançar a fama, Glenn Miller havia formado a primeira banda em abril de 1937 dissolvendo-a em dezembro do mesmo ano, sem o sucesso desejado. A segunda formação deu-se em maio de 1938, ainda sem a definição do “Miller Sound”, que ficaria conhecido com apresentações a partir da primavera de 1939 no famoso “Glen Island Casino” na cidade de New Rochelle no estado de New York, com transmissão para todo país através do rádio. A es tréia deu-se a 17 de maio, com a orquestra, tocando música estilizada para dançar, recebendo reações entusiásticas dos dançarinos que lotavam o salão de baile. Foi o início do sucesso, conquistando primeiro, a América do Norte e posteriormente o mundo. A orquestra gravou extensivamente nos estúdios da Bluebird Records, subsidiária da gravadora RCA Victor. Um acervo esmeraro com sonoridade sem par, transformando-se na mais popular e conhecida orquestra da era do swing. Em setembro de 1942, para surpresa geral, Miller dissolveu a orquestra para se alistar voluntariamente nas forças armadas durante a segunda guerra mundial. A partir daí, o capitão Alton Glenn Miller formou a Army Air Force Band, orquestra militar encarregada do entretenimento das tropas aliadas que lutavam contra o nazi-fascismo. Miller nasceu na cidade de Clarinda-Iowa no dia 01 de março de 1904 e desapareceu no dia 15 de dezembro de 1944, em um voô partindo de Londres com destino a Paris onde a orquestra apresentar-se-ia em um espetáculo no Teatro Lido. O pequeno Norseman jamais chegou a seu destino e após exaustivas buscas nada foi encontrado. Desaparecia de maneira trágica um dos mais queridos e respeitados bandleaders da era do swing aos 40 anos de idade. Desapareceu o homem, nasceu o mito.

SYLVIA SYMS

Respeitada cantora norte-americana dos anos 1940 até 1960. Fortemente influenciada pela diva do jazz Billie Holiday. Sua estréia deu-se no clube noturno “Kelly´s Stable” na célebre 52th Street em Manhattan no ano de 1941. Grande parte da carreira no disco foi realizada nos estúdios da Decca-MCA Records, vendendo mais de um milhão de cópias do tema “I Could Have Dance All Night” do musical “My Fair Lady”. Sylvia Syms sempre teve em Frank Sinatra um dos maiores admiradores que a considerava a melhor “saloon singer” do mundo. Sylvia Blagman, seu nome verdadeiro, nasceu no bairro novaiorquino do Brooklyn no dia 02 de fevereiro de 1917 e faleceu, aos 74 anos a 10 de maio de 1992 em New York City. Uma intérprete de grande classe.

JOHN GARY

John Gary Straten ,nasceu em Watertown-New York no dia 29 de novembro de 1932 e começou a cantar aos 5 anos de idade. Ele juntou-se à irmã mais velha Shirley, no coro vocal da escola que frequentavam. Intérprete da grande canção norte-americana tradicional, aparecendo em shows de televisão como “Tonight Show” e em películas musicais rodadas em Hollywood. O acervo fonográfico foi construído nos estúdios da Fraternity, RCA Victor e USA Kama Sutra Records. Considerado pela crítica especializada como talentoso cantor popular devido a seu extraordinário controle de respiração e qualidade de voz com belo timbre de barítono. John Gary faleceu em Dallas-Texas aos 65 anos no dia 04 de janeiro de 1998. Ele nunca foi muito conhecido no Brasil. É uma oportunidade dos amigos ouvintes constatarem suas qualidades vocais.