BIG BAND DE GENE KRUPA

O baterista e bandleader Eugene Bertram (Gene) Krupa, nasceu em Chicago-Illinois no dia 15 de janeiro de 1909. Com Gene a bateria deixou de ser um instrumento somente de ritmo para tornar-se instrumento de solo. Começou atuando nas bandas de Eddie Condon (final dos anos 1920), Red Nichols(1930-1934) e Benny Goodman (1943-1938). A partir do dia 16 de abril de 1938, estréia com sua big band no famoso salão de baile Marina Ballroom do centro de diver
sões Steel Pier em Atlantic City, onde mais de 4.000 espectadores divertiram-se ao som da nova corporação musical. Um sucesso sem precedentes. A orquestra gravou nos selos Okeh e Columbia Records a maioria do acervo fonográfico. Gene Krupa faleceu aos 64 anos vitimado por leucemia no dia 16 de outubro de 1973. Sua trajetória na música foi levada à Hollywood onde foi rodada a película The Gene Krupa Story, estrelada pelo ator Sal Mineo.

DINAH WASHINGTON

Ruth Lee Jones,seu verdadeiro nome nasceu na cidade de Tuskaloosa-Alabama a 29 de agosto de 1924, emigrando com a família para Chicago-Illinois. Dinah começou a cantar na igreja batista que freqüentava e estudou piano, que tocava nos atos religiosos. Aos 14 anos ganhou o concurso de canto do Regal Theater de Chicago, decidindo-se pela carreira de cantora, atuando com grupos de “gospel” e, posteriormnte, como lady-crooner da banda de Lionel Hamptom. Na carreira solo, a partir de 1946, gravou para o selo Apollo Records. Em 1947 assinou contrato com a Mercury Records, onde permaneceu até1962. Uma vida errática com muitos casamentos malogrados, excesso de bebidas alcoólicas e drogas pesadas, abreviaram sua existência, falecendo com somente 39 anos no dia 14 de dezembro de 1963, na cidade de Detroit-Michigan.

JAMES DARREN

James William Ercolani (James Darren), nasceu no dia 08 de junho de 1936 na cidade de Philadelphia-Pennsylvnia e filho de pais italianos. Ator, diretor de televisão e cantor norte-americano. Na tela apareceu na série de televisão “Tunel do Tempo” e mais outras trinta películas produzidas para o cinema e televisão. Cantor com repertório da grande canção norte-americana tradicional no estilo Frank Sinatra. Darren construiu o acervo nas gravadoras C.D. Baby, Warner, Rhino e Concord Jazz Records. Ouçam a bela e agradável voz de James Darren.