BIG BAND WOODY HERMAN

Woodrow Charles “Woody” Herman, começou a liderar uma big band em forma de coopera tiva denominada “The Band That Plays The Blues”, após o chefe de orquestra Isham Jones se retirar por problemas de saúde em 1936. A partir do final da década e já como Woody Herman and His Orchestra , grava sob contrato com a Decca Records. Saxofonista-alto, clarinetista, cantor, compositor, arranjador e bandleader, Woody colocou a orquestra entre as 10 mais destacadas da era do swing. Com extensa discografia, fez registros fonográficos também para as etiquetas Columbia, Capitol, Philips, Roulette, Verve e M.G.M. Records. Criou também as famosas “Herds” (Rebanhos) sempre renovando e modernizando o repertório. Woody Herman nasceu a 16 de maio de 1913 na cidade de Milwaukee-Wisconsin e morreu aos 74 anos no dia 29 de outubro de 1987 em West Hollywood-Carlifórnia. Um gigante da era do swing e das big bands.

MATT MONRO

Cantor inglês possuidor de linda voz, antes de se dedicar ao canto, foi motorista de caminhão. Já famoso na Inglaterra, no início dos anos 1960, foi para os EEUU, assinando contrato discográfico com a etiqueta Capitol Records, onde gravou belo acervo. Ele esteve se apresentando em São Paulo no final dos anos 1970, na extinta Televisão Excelsior-canal 9, no palco do Teatro de Cultura Artística. Seu verdadeiro nome era Terrence Parsons e morreu aos 54 anos no dia 07 de fevereiro de 1985. Por suas qualidades vocais, ficou conhecido como “ O Frank Sinatra inglês”.

JANE FROMAN

Rara e bela voz de contralto, Jane Froman começou profissionalmenteao formar-se no Cincinnati Conservatory Of Music. Ouvida pelo chefe de orquestra Paul Whiteman, foi contratada, participando mais tarde do musical “Zegfield Follies” Of 1934”em um teatro da Boradway. Em princípios de 1940 já se tornara famosa ao participar de programas de rádio e aparições em clubes noturnos. No ano de 1943, em viagem para entreter as tropas aliadas durante a segunda guerra mundial, o avião em que viajava acidentou-se perto do aeroporto de Lisboa-Portugal. Severamene ferida,sobreviveu, tendo de se submeter a inúmeras cirurgias nas pernas e anos de convalecença até o final da década, retornando às atividades artísticas. Ellen Jane Froman nasceu a 10 de novembro de 1907 e morreu no dia 22 de abril de 1980, aos 72 anos de idade. Ela gravou alentado acervo na Capitol Records. Uma cantora que merece ser ouvida.