BIG BAND DE WOODY HERMAN

Woodrow Charles (Woody) HERMAN, começou a liderar uma big band em forma de cooperativa, após o então chefe de orquestra Isham Jones se retirar por problemas de saúde.
A partir de 1937, o grupo musical conhecido como “The Band That Plays The Blues”, faz gravações para a etiqueta Decca-MCA. No final dessa década e já como Woody Herman and His Orchestra, disputava a preferência do público com Artie Shaw, Benny Goodman, Tommy Dorsey e Glenn Miller. Por mais de 50 anos, Woody Herman liderou uma banda de primeira qualidade, reformulando-a periodicamente com novos músicos e arranjos inovadores, batizando essas novas formações com o nome de Rebanhos(Herds). Ao longo da vida, ganhou e gastou muito dinheiro. Woody morreu a 29 outubro de 1987 aos 74 anos de idade em Los Angeles-California, economicamente arruinado devido a problemas com o imposto de renda (income tax), não pago por seu procurador e gerente. Woody Herman nasceu no dia 16 de maio de 1913 na cidade de Milwaukee-Wisconsin. Um verdadeiro gigante da era das big bands e do swing. Músico para não se esquercer.

ANITA O´DAY

Anita Belle Colton, seu nome verdadeiro, sempre foi considerada pela crítica especializada como a melhor cantora branca de jazz do século XX. Começou a ficar conhecida quando atuou como lady-crooner nas bandas de Gene Krupa e Stan Kenton. Na carreira solo, gravou extenso acervo nas etiquetas Columbia, Harmony, Clef, Norgran e Verve Records. Uma das rainhas do “scat singing”, canto improvisado onde não se pronunciam palavras, somente sons onomatopaicos imitando instrumentos musicais. Anita esteve se apresentando no Brasil no “150 Night club do Hotel Maksoud Plaza em 1984 na cidade de São Paulo. Nascida a 18 de outubro de 1919 em Chicago-Illinois, faleceu, aos 87 anos, no dia 23 de novembro de 2006, em Los Angeles-California. Cantora com classe para dar a vender.

V I C D A M O N E

Vito Rocco Farinola, seu nome no registro civil, filho de pais italianos e uma das mais lindas vozes entre os cantores norte-americanos do século XX. Vic, Iniciou carreira no final dos anos 1940, assinando contrato discográfico com a gravadora Mercury Records. Em 1960 foi para a Capitol , substituindo Frank Sinatra, quando este fundou a própria gravadora Reprise. Ele foi casado, em primeiras núpcias, com a atriz italiana Ana Maria Pierangeli (no cinema com o nome de Pier Angeli) que, infelizmente, faleceu ainda muito jovem. Nascido no bairro novaiorquino do Brooklyn no dia 12 de junho de 1928, faleceu, aos 88 anos em Miami-Florida a 11 de fevereiro de 2018. Intérprete acima da média, uma voz que dispensa adjetivos.