B IG BAND DE TOMMY DORSEY

Thomas Francis “Tommy” Dorsey, trombonista, arranjador, compositor e chefe de orquestra, liderou uma das mais importantes corporações musicais da era do swing. Perfeccionista ao extremo, não admitia uma falha sequer de seus comandados. Seu trombone aveludado emitia som de alta categoria. Irmão mais novo de Jimmy, ambos formaram a Dorsey Brothers Orchestra de efêmera duração. Com temperamentos opostos, divergiam na maneira de conduzir a banda até se desligarem em 1934. Daí em diante, cada um seguiu seu caminho na música. Tommy gravou extenso acervo na Bluebird Records, subsidiária da RCA Victor e posteriormente na Decca Records. As gravações desta edição foram realizadas nos estúdios da Bluebird Recorcds.

LOREZ ALEXANDRIA

Cantora negra de jazz, Lorez nasceu a 14 de agosto de 1929 em Chicago-Illinois e morreu aos71 anos no dia 22 de maio de 2001, em Los-Angeles-Califórnia. Além de inumeras gravações em estúdios, elas se apresentava em clubes noturnos e na televisão. No Brasil nunca foi muito conhecida mas, possuidora de bela voz e apuro na escolha do repertório. Ela deixou extenso acervo fonográfico gravado nos estúdios da King, Impulse, Bay Bridge, Discovery e Hindsight Records. Um timbre vocal muito parecido com o da cantora Sarah Vaughan.

MATT MONRO

Terence Parsons, seu nome verdadeiro, nasceu na cidade de Londres-Inglatrerra no dia 01 de dezembro de 1932 e morreu, aos 52 anos, a 07 de fevereiro de 1985. Matt Monro, antes de se tornar cantor, foi motorista de caminhão e ônibus. Uma ocasião ao cantarolar uma canção para os passageiros, foi ouvido por um produtor de discos que o convidou para fazer um teste.
Aprovado, deixou a direção e iniciou brilhante carreira como cantor. Bela voz, interpretação requintada e enorme vendagem de discos, o transformaram no mais popular cantor do país e considerado o Frank Sinatra inglês. No final dos anos 1960 Matt apresentou-se em São Paulo na extinta TV Excelsior. Seus admiradores têm à disposição gravações feitas na Columbia, London, Capitol, EMI, Decca e Liberty Records.