BIG BAND DE STAN KENTON

Pianista, arranjador, compositor band leader; músico inovador sempre à procura de sons e harmonias diferentes. Stan Kenton criou o jazz progressivo, de grande aceitação entre os jovens, ao formar corporações musicais com mais de 50 instrumentistas – a Artistry In Rhythm Orchestra e a Inovation In Modern Music. Seus instrumentistas eram selecionados entre os melhores do ramo. Ao seu lado, três excelentes cantoras que, após ingressarem na carreira solo, atingiram alto grau de popularidade. São elas, Anita O’Day, June Christy e Chris Connor. A orquestra gravou nas etiquetas Decca-MCA e Capitol Records. Stanley Newcomb Kenton, nasceu a 15 de dezembro de 1911 em Wichita-Kansas e morreu aos 67 anos em Los Angeles-Califórnia, dia 25 de agosto de 1979.

DAKOTA STATON

Alia Rabia, seu verdadeiro nome e conhecida no meio musical como Dakota Staton, cantora negra, tornou-se conhecida no mundo artístico norte-americano ao se apresentar em clubes noturnos, cassinos, no rádio e na televisão. O chamado testamento musical, ou seja, suas gravações em estúdios, foram realizadas na Decca-MCA, Capitol e Muse Café Jazz. Dakota nunca esteve se apresentando no Brasil, uma pena pois, era intérprete de bela voz e repertório requintado. Ouçam e comprovem suas qualidades.

A L J O L S O N

Al Jolson (Asa Yoeldon 1886-1950), o trovador inolvidável, iniciou-se nas lides artísticas ao atuar nas chamadas “extravagâncias musicais” e espetáculos de “vaudeville” na Broadway em New York. De espírito irrequieto, aos 14 anos de idade, foge de casa para se incorporar a uma “troupe” de atores saltimbancos. Com incomensurável talento, foi passo-a-passo, galgando os degraus da fama, tornando-se o maior astro do teatro musicado da Broadway, no limiar dos anos 1910. Ele protagonizou o primeiro filme falado da história do cinema, ao estrelar a película “O Cantor de Jazz” em 1927 e, a partir daí, conhecido mundialmente. Nesta edição ele com uma voz característica, interpreta belos temas, com grande sensibilidade. Al Jolson, uma voz que emociona.