BIG BAND DE LES BROWN
Lester Raymond (Les) Brown, começou na música aos 8 anos estudando piano, passando para o saxofone aos 14 quando ingressou no Musical Conservatory da cidade de Ithaca-New York. Les Brown aprendeu a tocar todos os instrumentos de sopro ao ingressar na Duke University.
Integrou a banda estudantil a Duke Blue Devils, tornando-se líder da orquestra. Em 1936 após concluir os estudos, escreveu arranjos para os bandleaders Ruby Newman, Isham Jones, Jimmy Dorsey, Larry Clinton e Red Nichols. Em 1938, passou a liderar a própria orquestra denominada Les Brown And His Band Of Renow. Em mais de cinquenta anos de atividade, esteve à frente de uma das dez mais importantes orquestras da era do swing, uma banda harmoniosa e com excelente repertório. As gravações do acervo discográfico foram feitas nas etiquetas Decca, Bluebird, Okeh, Columbia, Capitol e Coral Records. Les Brown faleceu aos 88 anos no dia 04 de janeiro de 2001. A cantora e atriz Doris Day, foi sua lady-crooner entre 1940 e 1946.
THE MEL-THONES
Quinteto vocal originalmente constituído por Mel Tormé, Betty Beveridge, Ginny O-Connor, Bernie Parke e Diz Disruhd, iniciou as atividades em 1943. O líder Tormé ainda bem jovem
era o líder vocal e também fazia os arranjos. O conjunto atuou na big band do clarinetista Artie Shaw onde deixou gravados vários temas, antes de seguir a carreira solo, agora com
gravações feitas nos estúdios da Capitol e ARC Records, tendo oportunidade de gravar os temas “California Suite” (1957) e “Back In Town” (1959) de grande aceitação pelo público. Após dissolver o quinteto, Mel Tormé foi para a carreira solo, tornando-se um dos mais destacados intérpretes da grande canção norte-americana do século XX. Em virtude de seu especial timbre vocal, ficou conhecido como “neblina aveludada” (velvet fog).
PEGGY LEE
Norma Deloris Egström, seu verdadeiro nome era descendente de suecos e noruegueses. Em 1941 foi contratada pelo bandleader Benny Goodman como lady-crooner, substituindo Helen Forrest. Com Goodman, Peggy evoluiu como cantora, gravando temas de alto nível. Ao ir para a carreira solo em 1943, assinou contrato discográfico com a etiqueta Capitol Records, firmando-se como uma das mais destacadas intérpretes dos anos 1940, 50 e 60. Também compositora e atriz de cinema. Peggy Lee nasceu na cidade de Jamestown-Nebraska no dia 26 de maio de 1920 e faleceu aos 81 anos em Los Angeles-California a 21 de janeiro de 2002. Uma bela voz, sempre uma interpretação personalíssima.