Programa Quinta Avenida do dia 27 de setembro de 2014

Big Band de Kay Kayser

O bandleader Kay Kyser, chamava-se na realidade, James King Kay Kayser e nasceu em Rock Mountain no Estado da Carolina do Norte a 18 de junho de 1905. Não tinha formação  básica de músico e não lia a partitura. Era o que se chamava de “front man” , comandando uma orquestra suave de danças de muito categoria. Seu “Colégio de Conhecimento Musical”, distribuía prêmios em seu programa de rádio para os ouvintes que acertavam os nomes das músicas apresentadas. Um sucesso enorme durante muitos anos. Kay Kayser gravou na Co-lumbia Records um grande acervo de belos temas românticos interpretados por cantores de destaque na época. Um líder carismático, simpático e que,a exemplo de Sammy Kaye e Blue Baron , anunciava de viva voz o título da canção e o intérprete. A orquestra além de programas de rádio, também participava de apresentações por todos os quadrantes do  país,as chamadas “one night stand”, uma noite em cada cidade ,animando bailes e shows em teatros.

Eydie Gormé (Edith Garmezano)

Cantora norte-americana falecida   aos 85  anos no dia 10 de agosto de 2013,nasceu no bairro do Bronx em Nova York. Eydie começou a cantar na adolescência e a participar de programas de calouros onde conheceu seu marido, o cantor Steve Lawrence. Após cantar na Big Bands de Tex Beneke e Tommy Tucker,foi para a carreira solo. Seu  pai, de descendência turca e mãe de espanhola , ambos de origem judaica. Eydie  dominava perfeitamente o idioma espanhol  e te-vê oportunidade de gravar dois L.Ps. ao lado do trio vocal mexicano Los Panchos. Ela tem gra-vações realizadas de ABC Paramount.

Steve Lawrence (Steve Sidney Leibovits)

Cantor de linda voz e também consagrado ator de Hollywood. Ao lado da mulher Eydie Gormé se  apresentavam em programas de rádio , televisão e Cassinos do país .Steve tem gravações feitas na Columbia, Coral, RCA Victor,United Artists e King. Grandes amigos de Frank Sinatra, o casal era comumente convidado a participar de shows do cantor. Steve Lawrence continua em atividade  que já passa dos 50 anos de permanência no cenário artístico norte-americano.

Um cantor não muito conhecido no Brasil mas, que merece ser apresentado sempre,pela exce-lência de suas interpretações. Ouçam e comprovem.