BIG BAND DE JIMMY DORSEY
James Francis Dorsey, sax-alto, clarinetista, compositor e bandleader, aprendeu música com o pai que era professor. Ele e o irmão Tommy tocavam todos os instrumentos de sopro. Em 1935, ao se desentender seriamente com Tommy, Jimmy herdou a Dorsey Brothers Orchestra intacta, iniciando a trajetória como The Jimmy Dorsey And His Orchestra. No início, precisou resolver um difícil problema, substituir o impecável trombone do mano. Após experimentar vários músicos, escolheu um jovem de apenas 16 anos chamado Bobby Byrne que se saiu muito bem demonstrando habilidade e competência. O bonito som da orquestra era identificado pelos solos de sax-alto e clarineta do líder. Como vocalistas, uma dupla fora-de-série Bob Eberly e Helen O´Connell. A banda tem um grande acervo gravado na Decca Reords além de outras etiquetas. Jimmy Dorsey liderou uma das mais queridas orquestras da era do swing.
BLOSSOM DEARIE
Margrethe Blossom Dearie, pianista, compositora e cantora, uma voz pequena, delicada e juvenil. Nascida na cidade de East Durham-New York a 28 de abril de 1924, gravou nas etiquetas Capitol, Verve, Polygram e Daffodil Records, esta de sua propriedade nos anos 1970. Antes de seguir carreira solo pertenceu ao conjunto vocal The Blue Flames da big band de Woody Herman e The Blue Reys da big band de Alvino Rey. Nos anos 1950 morou em Paris participando de eventos musicais em clubes noturnos da cidade luz. Blossom Dearie, uma das poucas cantoras de clubes noturnos sofisticados em New York e conhecidas como cabaret-singers , morreu a 07 de fevereiro de 2009 em Greenwich Village-New York, aos 84 anos.
PERRY COMO
Pierino Ronald Como , cantor ítalo-americano ,deixou a profissão de barbeiro, para se consagrar como interpreta da grande canção norte-americana do século XX. Começou como crooner das bandas de Freddie Carlone e Ted Weems e, no início dos anos 1940, foi para a carreira solo contratado pela gravadora RCA Victor e aparecendo em programas de rádio. Posteriormente, foi para a televisão liderando “The Perry Como Show” por mais de 10 anos com grande audiência. Uma voz de veludo com um acervo enorme, exclusivamente gravado na RCA Victor. Perry Como morreu na cidade de Jupiter Clouds-Florida no dia 12 de maio de 2001, 6 dias antes de completar 89 anos.