BIG BAND DE JIMMY DORSEY

James Francis (Jimmy) Dorsey, sax-alto, clarinetista, compositor e bandleader, aprendeu música com o pai que era professor. Ele e o irmão Tommy, tocavam todos os instrumentos de sopro. Em meados de 1935, ao se desentender seriamente com Tommy, herdou a Dorsey Brothers Orchestra intacta, iniciando a trajetória da Jimmy Dorsey and his Orchestra. O belo som da orquestra era identificado pelos solos de sax-alto e clarineta do líder, que sempre gostou de trabalhar com músicos de jazz. Grande parte do acervo discográfico foi realizada nos estúdios da Decca Records. Jimmy Dorsey faleceu em 1957 aos 53 anos. Notável personalidade da música popular norte-americana da era do swing. No início de 1953 os irmãos se reconciliaram e reorganizaram a Dorsey Brothers Orchestra.

PERRY COMO

Pierino Ronald (Perry) Como, cantor ítalo-americano, como todos os cantores que iniciaram carreira partir de meados dos anos 1930, foi “crooner” das bandas de Freddy Carlone e Ted Weems, antes de se tornar independente a partir de 1942, contratado pela gravadora RCA Victor. Perry teve uma brilhante carreira, liderando, primeiro no rádio e depois na televisão, programas de grande audiência, em rede nacional. Perry nasceu na cidade de Cannonsburg-Pennsylvania a 18 de maio de 1912 e morreu, aos 89 anos no dia 12 de maio de 2001, em Jupiter Clouds-Florida. Vale a pena ouvir a voz de veludo de Perry Como.

DORIS DAY

Doris Maryann Von Kapelhoff (Doris Day), cantora e atriz de Hollywood, uma carreira repleta de glorias como intérprete romântica e protagonizando memoráveis películas. Doris começou a cantar em uma emissora de sua cidade Cincinnati-Ohio. Posteriormente foi lady-crooner da banda de Barney Rapp(1938). Em 1939, foi contratada por Bob Crosby, permanecendo a seu lado por um curto período. Veio ano de 1940 e agora integrada à big band de Les Brown, no seus doces 16 anos de idade. A carreira solo teve início em 1946, contratada pela Columbia Records. A partir daí, todos sabem o que aconteceu. Como cantora e atriz, sucesso por mais de 40 anos. Campeã na venda no disco e de bilheteria no cinema. Doris nasceu a 03 de abril de 1922 e morreu na cidade de Carmel Valley-California, no dia 13 de maio de 2019, aos 97 anos de idade. Doris Day canta e encanta, uma artista que será, sempre, venerada por seus admiradores.