BIG BAND DE JIMMY DORSEY

James Francis (Jimmy) Dorsey, saxofonista, clarinetista, compositor e bandleader, depois da separação dos irmãos, Jimmy e Tommy, da então The Dorsey Brothers Orchestra em 1935 Jimmy herdou a banda intacta e seguiu seu caminho. A orquestra esteve sempre entre as mais populares, chegando, em certas ocasiões, a ultrapassar em prestígio o mano Tommy. Líder querido por seus comandados, logo no início teve de resolver um difícil problema, substituir o impecável trombone de Tommy. Após experimentar vários músicos, optou por um jovem de apenas 17 anos chamado Bob Byrne que, demonstrando habilidade e competência, saiu-se muito bem da tarefa. O bonito som da orquestra era identificado pelos solos de sax-alto e clarineta de Jimmy, que sempre gostou de trabalhar com músicos de jazz. Ele também teve o Privilégio de contar com dois vocalistas fora-de-série, Bob Eberly e Helen O´Connor com seus famosos duetos. Jimmy Dorsey,figura notável da música popular norte-americana da era do swing nasceu na cidade de Shenandoah-Pennsylvania no dia 29 de fevereiro de 1904 e faleceu, aos 53 anos, a 12 de junho de 1957, em New York. Grande parte do acervo fonográfico foi gravada na etiqueta Decca Records. Ouçam o agradável som da banda de Jimmy Dorsey.

A N I T A O´D A Y

Anita Belle Colton, seu verdadeiro nome, é considerada pela crítica especializada como a melhor cantora branca de jazz do século XX. Anita atuou como “lady-crooner” nas bandas do baterista Gene Krupa e do pianista Stan Kenton, antes de seguir para a carreira solo, onde acumulou sucessos. Anita O´Day esteve se apresentando em São Paulo em 1984, em shows no “150 Nighclub” do Hotel Maksoud Plaza, durante duas semanas. Para seus admiradores, uma dessas apresentações foi gravada “ao vivo” e reproduzida em um “long-playing”. Uma das rainhas do “scat singing”, canto improvisado onde não se pronunciam palavras, somente sons onomatopaicos imitando instrumentos musicais. Na longa e gloriosa carreira, gravou nas etiquetas Columbia, Harmony, Master´s Voice, Norgran e Verve Records, entre outras mais.

Anita O´Day nasceu em Chicago-Illinois no dia 16 de outubro de 1919 e faleceu, aos 87 anos, a 23 de novembro de 2006 em Los Angeles-California. Anita O´Day, uma cantora para ser ouvida com muita atenção.