BIG BAND DE JAN SAVITT

O bandleader, violinista e compositor Jan Savitt, nasceu na cidade de Petrogrado-Rússia, no dia 04 de setembro de 1912. O pai era regente da orquestra do Czar Nicolau II e emigrou para a América do Norte com a família no final dos anos 1910. Savitt estudou violino clássico mas, abandonou o instrumento, para abraçar a carreira de chefe de orquestra. Em meados dos anos 1930, organizou a corporação tocando o chamado “shuffle rhythm”, uma espécie de fox-trote bem balançado. Músico e arranjador de qualidade, a seu lado, teve instrumentistas de categoria e, pelo menos, dois ótimos vocalistas, o negro George “Bom-Bom” Tunnell e a lady-crooner Carlotta Dale. A banda deixou gravados belos temas nos selos Hindsight, e Columbia Records. A evolução da orquestra ia num crescendo quando, aos 35 anos, Savitt sofre um derrame cerebral, vindo a falecer em 1947.

ROBERTA GAMBARINI

Cantora de origem italiana nascida na cidade de Turin em 1965, interpreta clásssicos jazzísticos com pronúncia esmerada e sem sotaque. Com mais de 25 anos de carreira,transferiu-se para a América no Norte onde se apresenta em clubes noturnos,televisão e tem gravações realizadas nas etiquetas Blue Note, EmArcy e Groovin´High Records.

THE HI-LO´S

Quarteto vocal , em português (Os altos e os baixos), considerado paradigma dos conjuntos vocais norte-americanos brancos. A formação básica do final dos anos 1940 era Gene Puerling, Robert Morse, Clark Burroughs e Bob Strassen. The Hi-Lo´s têm gravações nas etiquetas Trend, Starlite, Columbia, Philips e Reprise.Requinte na afinação e na escolha do repertório, para dizer o mínimo.