QUINTA AVENIDA PARA O DIA 28 de março de2015

Big Band de Jan Savitt

Jan Savitt nasceu na cidade de Petrogrado-Rússia, no dia 04 de setembro de 1912. Seu pai era regente da banda do Czar Nicolau Ii e emigrou para os EEUU com a família nos anos 1910. Javitt estudou violino clássico mas, abandonou o instrumento para abraçar a carreira de bandleader. Sua big band foi organizada em meados dos anos 1930, tocando o chamado “shuffle rhythm”, uma espécie de fox-trote bem balançado. Músico de qualidade, também arranjador e compositor. Na corporação musical figuraram dois excelentes cantores, o negro George “Bom-Bom” Tunnell e Carlotta Dale, que deixaram gravados belos temas. Hindsight e Columbia Records foram as etiquetas escolhidas para os registros fonográficos da banda. A evolução da big band ia num crescendo quando, aos 35 anos, sofreu um derrame cerebral, vindo a falecer(1947). Uma carreira que se vislumbrava de sucesso encerrou-se de maneira trágica. Para consolo dos admiradores da era do swing, o que deixou gravado, até nossos dias,
se constitui em acervo de alta qualidade musical. Ouçam e comprovem.

Esta edição foi ao ar no dia 27 de fevereiro de 2010.

Roberta Gambarini

Cantora italiana nascida da cidade de Turim, intérprete de clássicos jazzísticos com uma pronúncia esmerada e sem sotaque. Com mais ou menos dez anos de carreira, transferiu-se para os EEU onde se apresenta em nightclubes e grava com freqüência na etiqueta Blue Note Records.

The Hi-Lo’s

Em português, os altos e os baixos, conjunto vocal considerado paradigma dos quartetos norte-americanos brancos. A formação básica do final dos anos 1940 era : Gene Puerling, Robert Morse, Clark Burroughs e Bob Strasen. The Hi-Lo’s têm gravações nos selos Trend, Starlite, Columbia, Philips e Reprise. Requinte na afinação e escolha do repertório, eis a marca registrada do quarteto.