BIG BAND DE INA RAY HUTTON

A cantora, sapateadora e bandleader, Odeta Cowen, seu verdadeiro nome de nascimento, comandou orquestra feminina de grande sucesso nos anos 1930. Sob firme liderança, teve
a seu lado exímias instrumentistas, nada inferiores aos colegas do sexo oposto. Nível musical elevado e repertório bem cuidado, com apresentações constantes em programa de rádio e bailes por todo o país. Ina Ray Hutton nasceu a 13 de março de 1913 e morreu, aos71 anos, no dia 19 de abril de 1987. Nos anos 1940, liderou uma banda masculina com igual sucesso.
Durante a existência dessas duas corporações musicais, gravou nas etiquetas Vocalion, Victor, Paramount e Okeh. A pianista da banda feminina era Ruth Lowe, famosa por ser a compositora do imortal tema “I´ll Never Smile Again”. Ouçam as gravações da orquestra e comprovem a excelência do som.

JERRY VALE

Cantor ítalo-americano com suave voz de barítono, construiu belo acervo fonográfico na etiqueta Columbia Records. Tendo completo domínio do idioma italiano e do dialeto napolitano, gravou inúmeros temas com uma pronúncia irrepreensível. Genaro Louis Vitaliano, nome que recebeu ao nascer, também gravou nos selos MGM, Concord Jazz, RCA Victor e Coral Records. Jerry nasceu no bairro novaiorquino do Bronx no dia 08 e 1930 e morreu, aos 83 anos, no dia 18 de maio de 2014. Eis aqui, mais um italianinho da música popular norte-americana, mostrando suas qualidades vocais.

ROSEMARY CLOONEY

Rose, como era tratada pelos amigos, começou a cantar em programas de rádio na cidade de Cincnnatti-Ohio. Aos 16 anos de idade, juntamente com a irmã Betty, foi contratada pelo bandleader Tony Pastor. O duo se apresentou por várias temporadas, até Betty se retirar. Rose continuou por mais algum tempo, indo para a carreira solo contratada da pela gravadora Columbia Records, no final dos anos 1940. Casada com o ator portorriquenho José Ferrer, com quem teve cinco filhos e uma tumultuada união, separou-se após sérios problemas com drogas e álcool, sendo internada em sanatórios para recuperação. De volta à normalidade , reinicia a carreira apoiada pelo amigo Bing Crosby. Daí em diante, firmou-se como intérprete com gravações na etiqueta Concord Jazz e aparições na televisão. O acervo inclui as gravadoras MGM, RCA Victor e Coral Records. Rosemary Clooney nasceu a 23 de maio de 1928 e morreu, aos 74 anos, no dia 29 de junho de 2002, vitimada por um câncer pulmonar. Rosemary Clooney, uma das mais belas vozes femininas do século XX.