BIG BAND DE HARRY JAMES

Harry Haag James, trompetista, arranjador, compositor e bandleader, nasceu em uma família circense e desde pequeno demonstrou inclinação para a música. Após participar das big bands de Ben Pollack e Benny Goodman entre 1936 e 1938, organizou sua própria corporação musical em 1939 com o incentivo e ajuda financeira do amigo Benny Goodman. Em meados desse ano, contratou um jovem magricela chamado Frank Sinatra para ser o “crooner” da orquestra que, mais tarde tornar-se-ia “o cantor do século XX”. A enorme discografia de aproximadamen te 750 temas, foi gravada nos estúdios da Brunswick, Columbia, MGM, London e Capitol Records, entre outras mais. Harry James e sua orquestra estiveram se apresentando no Brasil em duas ocasiões com enorme sucesso. Ele nasceu na cidade de Albany-Georgia no dia 15 de março de 1916 e faleceu, aos 67 anos, a 06 de julho de 1983 em Las Vegas-Nevada. Um ás no instrumento, liderou uma das 10 mais destacadas big bands da era do swing. Ouçam Harry James com sua orquestra e seu trompete mágico.

SARAH VAUGHAN

Cantora e pianista, Sarah Lois Vaughan, após vencer o famoso concurso de calouros do Apollo Theater no Harlem em 1943, foi levada pelo cantor Billy Eckstine para ser lady-crooner e segunda pianista da black band de Earl “Fatha” Hines. Quando Eckstine formou a “All Star Band”, em março de 1944, levou-a para ser sua vocalista. Um ano após, Sarah foi para a carreira solo, tornando-se uma das principais intérpretes negras da grande canção norte-americana do século XX. Cantora de extensão vocal que vai de meso-soprano passando a soprano, ao usar a voz como um instrumento musical. O acervo discográfico foi gravado nas etiquetas Continental, Columbia, Mercury, EmArcy, Roulette e Reprise Records, entre outras mais. Sarah esteve inúmeras vezes se apresentando no Brasil. Uma verdadeira diva do jazz, nasceu na cidade de Newark-New York no dia 27 de março de 1924 e faleceu, aos 66 anos a 04 de abril de 1990, em Hidden Hill-California.

DEAN MARTIN

Dino Crocetti, cantor e ator ítalo-americano, nasceu em Steubenville-Ohio no dia 07 de junho de 1917. Começou na arte musical como “crooner” da big band de Sammy Watkins no início de 1940. No cinema formou famosa dupla com o comediante Jerry Lewis em 1946, protagonizan do 15 películas de grande sucesso. Na carreira de cantor solo, gravou nas etiquetas Capitol e Reprise, esta de propriedade do amigo Frank Sinatra. Filho de pais italianos, na juventude exerceu humildes profissões como frentista de posto de gasolina, “croupier” de cassino e lutador de boxe, ganhando 20 dólares por luta. Juntamente com Sinatra, fez parte do grupo conheci do como “The Ratpack”(Súcia de Ratos) e mais Sammy Davis Junior, Peter Lawford e Joey Bishop. Cantor romântico de voz suave com estilo e personalidade, Dean liderou por muitos anos o programa de televisão “The Dean Martin Show”. Ele faleceu, aos 78 anos, no dia 25 de dezembro de 1995, em Beverly Hills-Los Angeles.