BIG BAND DE GENE KRUPA

Um dos mais competentes bateristas da era do swing, Eugene Bertram Krupa, nasceu em Chicago-Illinois no dia 15 de janeiro de 1909. Antes de organizar a própria orquestra em 1938 , atuou, entre outros, ao lado dos bandleaders Joe Kaiser, Red Nichols, Irving Aaronson e Benny Goodman. Após deixar Goodman em 1938, iniciou carreira à frente de uma plêiade de excelentes músicos em uma memorável apresentação em Atlantic City-New Jersey no famoso salão de baile “Steel Pier”, onde cerca de 4.000 espectadores se “acotovelavam” para ouvir e dançar ao som da nova banda. Um sucesso sem precedentes. Com Krupa, a bateria deixou de ser apenas um instrumento de ritmo para se tornar instrumento de solo. O alentado acervo discográfico foi, em sua maioria,foi gravado na Columbia Records. Gene Krupa faleceu aos 64 anos no bairro de Yonkers-New York no dia 16 de outubro de 1973, vitimado por leucemia.

MILRED BAILEY

Mildred Bailey é considerada a primeira lady-crooner de big bands, contratada pelo chefe de orquestra Paul Whiteman em 1929. Seu verdadeiro nome, Mildred Rinker, irmã de Al Rinker, compositor e também cantor. Uma das deusas brancas da canção nos anos 1930, ao lado de Connie Boswell e Lee Wiley. Ela foi casada com o vibrafonista e bandleader Red Norvo. Uma voz suave e flexível, destacou-se com gravações de alto nível. Com sérios problemas de saúde (era diabética), faleceu com apenas 44 anos no dia 12 de dezembro de 1951. Grande parte de suas gravações foram realizadas nos estúdios da Columbia Records.

JOE WILLIAMS

Joseph Goreed, seu nome no registro de nascimento, cantor baixo-barítono negro de linda voz, atuou com grande destaque como crooner da black band do pianista Count Basie nos anos 1950, aparecendo com frequência em gravações e shows. Na carreira solo, foi presença constante em festivais de jazz e em famosos cassinos de Las Vegas,.onde residia. Joe Williams construiu o acervo fonográfico nas etiquetas RCA Victor, Roulette, Verve e Delos. Ele era natural da cidade de Cordele-Georgia onde nasceu a 12 de dezembro de 1918. Sua morte deu-se a 29 de março de 1999, aos 80 anos de idade, vitimado por problemas cardíacos.