Programa Quinta Avenida  do dia 03 de maio de 2014

Big Band de Artie Shaw

Artie Shaw colocou sua orquestra entre as 5 melhores da Era do Swing. Alta qualidade musical,mercê de apurados arranjos e excelentes instrumentistas e cantores. O período de grande evidência deu-se, entre 1938 e 1941, quando era contratado da gravadora Bluebird, subsidiária da RCA-Victor. Famoso por seus 8 casamentos, entre os quais, com destacadas atrizes de Hollywood(Ava Gardner, Lana Turner e Evelyn Keyes), tinha um temperamento difícil e destestava o constante assédio dos fãs. A crítica o chamava de musico genial e genioso, sempre à procura de novas harmonias, o que resultava em dissoluções constantes da orquestra. Apesar de tudo, um clarinetista impecável,  que deixou um acervo fonográfico de altíssima qualidade. Entre os vocalistas que atuaram a seu lado , destacamos: Tony Pastor que também era o sax-tenor líder e Helen Forrest , reconhecida como a melhor lady-crooner de big bands. Arthur Jacob Arshawsky, seu verdadeiro nome, faleceu aos 94 anos em dezembro de 2004. Uma legenda da música popular norte-americana do século 20.

 

Julie London

Cantora,  atriz  e bela figura de mulher, teve uma carreira sempre  em evidência. Cantratada pela Liberty Records, gravou  mais de 50 L.Ps. a partir dos anos 1960. No cinema começou em 1944, ao ser descoberta por Sue Carol, curiosamente em um elevador. Sue impressionou-se com sua beleza e indicou-a para seu marido, o então famoso ator Allan Ladd. A primeira aparição nas telas deu-se em 1944 , na película Nabonga. Ele foi casada com o ator e diretor

Jack Webb(1947-1953).Depois de se divorciar, casou-se com o pianista, cantor e compositor Bobby Troup (1959-1999), até a morte de Troup.[i]Seu verdadeiro nome era Julie Peck. Ela faleceu aos 74 anos no dia 18 de outubro de 2000. Ouçam a linda voz de Julie London.

 

Johnny Mathis

Timbre de suave tenor, Johnny Mathis começou a fazer sucesso a partir de 1955, ao ser contratado pela Columbia Records, onde permanece até nossos dias. Um campeão de vendas de discos da gravadora e o terceiro cantor mais bem sucedido comercialmente. Só fica atrás de Elvis Presley e Frank Sinatra. Johnny tem uma legião de admiradores no Brasil, onde fez muitas temporadas na televisão e em teatros, sempre com casas lotadas. Sua discografia é enorme e muito bem gravada. Praticamente todos os belos temas do cancioneiro popular norte-americano, foram gravados por ele, sempre com arranjos requintados e orquestras de categoria.Até hoje em atividade, divide com Tony Bennett a longa permanência no cenário artístico, sempre no topo do sucesso.