QUINTA AVENIDA  do dia 18 de outubro de 2014

Big Band de Al Donahue

Orquestra que fez muito sucesso na área de Nova York e Los Angeles nos anos 1930 e 1940, foi liderada pelo violinista Al Donahue(1903-1983). Qualidade musical e repertório para dançar,além de muito swing. Com apresentações em famosos salões de baile como o Meadowbrook na cidade de Cedar Grove em New Jersey e no Hollywood Palladium em Los Angeles-California. Com excelentes instrumentistas e vocalistas como Phil Britto, Barry McKinley, Dee Keating, Paula Kelly, Lyne Stevens e Jean Gordon, a orquestra era requisitada para atuar em apresentações públicas também em teatros e no rádio. Al Donahue faleceu aos 80 anos de idade no dia 12 de junho de 1983. Big Band não muito conhecida no Brasil na “Era do Swing” e que estamos trazendo para os ouvintes do Quinta Avenida em primeira mão.

KAY STARR

Kathleen Laverne Starks(Kay Starr), começou a cantar muito jovem(aos 15 anos) e ao ser contratada pelo violinista e bandleader Joe Venuti, este teve que legalmente,ser nomeado seu tutor,para que ela pudesse viajar com a banda. Kay também foi vocalista das orquestras de Glenn Miller (por um curto período), de Bob Crosby e Charlie Barnet, antes de ingressar na carreira solo. Uma cantora de voz personalíssima ,gravou na RCA Victor,EMI, Hindsight, Jasmim e Capitol. Uma longa e  brilhante carreira. Viva até nossos dias(2014)  e agora gozando  de merecida aposentadoria, Kay Starr nasceu  a 21 de julho  de 1922 na cidade de Daugherthy no Estado de Oklahoma(USA).

VIC DAMONE

De pais italianos, Vic Damone era um fervoroso admirador do cantor do século 20 Frank Sinatra. Ouvia com devoção programas de rádio de Sinatra e queria seguir carreira como ele. Na juventude trabalhava em um edifício de Manhattan com ascensorista,onde funcionavam os estúdios da gravadora RCA Victor. Certo dia entra no elevador o cantor Perry Como e Vic não perdeu a oportunidade de pedir-lhe ajuda para ingressar na carreira artística.  O cantor ,uma pessoa amável a atenciosa o apresentou aos diretores da Mercury Records onde iniciou sua trajetória na música, transformando-se em um dos mais queridos vocalistas da metade do século 20. Ele tem um enorme acervo na gravadora  Mercury, RCA Victor, Columbia e Capitol.

Vito Rocco Farinola (Vic Damone) ,continua em atividade aos 86 anos, apresentando-se em  casinos de Las Vegas, Atlantic City e Lake Tahoe. Um timbre de voz belíssimo ,um cantor com “C” maiúsculo.