BIG BAND DE FREDDY MARTIN

O saxofonista-tenor Freddy Martin começou a liderar uma corporação musical em 1931 na área de New York após participar do “naipe” de saxofones nas orquestras de Mason Nixon, Arnold Johnson e Jack Albin. Freddy emitia um som suave e característico que ficou conhecido como “ The silver sound” (O som de prata). O acervo fonográfico foi gravado nas etiquetas Columbia, Brunswick, Bluebird, RCA Victor e Capitol Records. Presença em apresentações públicas em hoteis como The Roosevelt, Waldorf-Astoria, Ritz-Carlton e Saint Regis em New York e no Aragon Ballroom em Chicago. Além dos belos solos de saxofone, Freddy contou com a presença do pianista Jack Fina. Ele permaneceu semi-ativo até o início dos anos 1980, atuan do na costa oeste do país. Uma big band de grande prestígio na era do swing. Frederick Arnold Martin nasceu a 09 de dezembro de 1906 em Cleveland-Ohio e faleceu, aos 76 anos, no dia 30 de setembro de 1983 em Newport Beach-California. Ouçam o “som de prata” de Freddy Martin e sua orquestra.

C H R I S C O N N O R

Mary Jean Loutsenhizer, ficou conhecida com o nome artístico de Chis Connor. Ela nasceu no dia 08 de novembro de 1927 na cidade de Kansas City-Missouri. Depois de tentar a sorte em New York, ingressou na banda do pianista Claude Thornhill ao fazer parte do conjunto vocal The Snowflakes. Posteriormente, ocupou o posto de vocalista nas bandas de Jerry Wald e Stan Kenton. Em 1954, foi para a carreira como solista, com presença destacada no disco, televisão e casas noturnas em todo o país. Chris construiu enorme acervo discográfico realizado nas etiquetas Bethlehem, Contemporary, Atlantic, Roulette e Progressive Records. Nos anos 1980 Chris esteve se apresentando no Brasil com grande sucesso. Uma bela, sensual e afinada voz. Ela faleceu aos 81 anos no dia29 de agosto de 2009 em Toms River-New Jersey, vitimada por um câncer.

V I C D A M O N E

O cantor ítalo-americano Vic Damone foi registrado com o nome de Vito Rocco Farinola no dia 12 de junho de 1928, no bairro do Brooklyn-New York. Vic iniciou carreira no final dos anos 1940 ao assinar contrato com a gravadora Mercury Records. Em 1960, substituiu Frank Sinatra na Capitol Reords, quando “The Voice” fundou a Reprise Records. Musicalmente falando, Vic era possuidor de uma das mais belas vozes de barítono romântico, entre todos os intérpretes de sua época. Ele faleceu no dia 11 de fevereiro de 2018 em Miami-Florida aos 88 anos, onde gozava de merecida aposentadoria.