BIG BAND DE WOODY HERMAN

Woodrow Charles (Woody) Herman(1913-1987), após Isham Jones deixar a liderar sua banda (1936), passou a dirigir uma corporação musical em forma de cooperativa denominada “The Band That Plays The Blues”. No final de 1939, agora como Woody Herman and His Orchestra, já se rivalizava com as bandas de Artie Shaw, Glenn Miller, Tommy Dorsey e Benny Goodman. Em 1944, com inovações e mudanças na equipe, surgiu The Firt Herd(O Primeiro Rebanho), vindo depois o segundo(1947), o terceiro(1950) e finalmente The Thundering Herd (1970). Herman, músico multifacetado, era saxofonista-alto, clarinetista, arranjador, compositor, cantor e bandleader. A orquestra gravou nos selos Columbia, Decca, Philips, Capitol, Roulette e Verve Records.

R A Y C H A R L E S

Ray Charles Robinson nasceu na cidade de Albany-Georgia a 23 de setembro de 1930. Ele ficou cego aos 9 anos devido a um glaucoma não tratado. Pianista, saxofonista-alto, compositor, arranjador, bandleader e cantor. Um artista de enorme talento sendo cognominado pela crítica como “The Genius”. O acervo foi gravado nos selos Swingtime, Atlantic Jazz, ABC Paramount e Warner Records. Ray Charles esteve se apresentando no Brasil no início dos anos 1960 e nos deixou a 10 de junho de 2004, aos 73 anos, em Beverly Hills-Los Angeles.

A N I T A O´D A Y

Anita Belle Colton, seu verdadeiro nome, sempre foi considerada como a mais destacada cantora branca de jazz. Começou a se destacar como lady-crooner nas big bands de Gene Krupa e Stan Kenton antes de seguir carreira solo. Anita esteve se apresentando em São Paulo no ”150 Nightclub” do Hotel Maksoud Plaza em 1984. Nascida a 18 de outubro de 1919 em Chicago-Illinois, morreu aos 87 anos em Los Angeles-California dia 23 de novembro de 2006 Anita O´Day, uma cantora para se ouvir com muita atenção.