BIG BAND DE LES ELGART

No início dos anos 1950, houve um renascimento da era das big bands e swing, quando despontaram as orquestras de Billy May, Ray Anthony e Ralph Flanagan. Foi nessa época que a gravadora Columbia Records, resolveu reunir algumas corporações musicais com modernas sugestões para a música dançante. Entre as escolhidas, estava a liderada pelo trompetista Les Elgart, isso no ano de 1953. Desde o primeiro disco gravado, o sucesso foi crescente. Um som diferente e inconfundível, muito agradável de se ouvir, fundamentalmente “swing” com harmonias e contra-pontos. O irmão Larry Elgart, comandava o “naipe” de saxofones, dando característica de conjunto fora do comum, onde a secção de metais destacava o “naipe” de trombones. Normalmente, Les Elgart não usava o piano mas sim, o trombone-baixo com a seção rítmica constituida por contrabaixo e bateria. A extensa discografia de aproximadamen te 50 L.Ps (na época), abrangia cerca de 600 temas musicais, em refinadas interpretações.
Lester Elliott (Les) Elgart, nasceu na cidade de New Haven-Connecticut no dia 03 de agosto de 1917 e faleceu aos 78 anos em Dallas-Texas a 29 de julho de 1995. O belo “Som Elgart”, até nossos dias, é cultuado e admirado por uma legião de admiradores em todo o mundo.

T H E P L A T T E R S

Um dos mais conhecidos conjuntos vocais negros do século XX, The Platters, começou como quarteto em 1953 na cidade de Los Angeles. Seus primeiros componentes foram: Curtis Williams, Gaynel Hodge, Cornell Gunter e Alex Hodge. A partir de 1954 o produtor musical ,compositor e empresário Buck Ram, transformou a quarteto em quinteto com a seguinte constituição: Tony Williams, líder-tenor, Paul Robi, barítono, Herb Reed, baixo, David Linch segundo-barítono e a única mulher, Zola Taylor, contralto. Esta formação foi a de maior sucesso no disco, em apresentações públicas e no cinema, até o ano de 1961. Daí em diante, houve uma constante mudança de seus componentes , o que ocorre até nossos dias. As gravações de sucesso, foram gravadas nas etiquetas Federal, Mercury e Musicor Records.