ANDY KIRK E SUAS DOZE NUVENS DE ALEGRIA

Andrew Dewey “Andy” Kirk, nasceu a 28 de maio de 1898 em Newport-Kentucky. A swing band de Kirk, foi uma das principais representantes do “Estilo Kansas City”(Kansas City Style) cidade do sudoeste dos Estados Unidos da América do Norte. Uma banda fora-de-série juntamente com as de Count Basie, Jay McShann, Harlan Leonard , Bennie Moten, Walter Page, George Lee e Alfonso Trent. Ao piano, Mary Lou Williams era o corpo e a alma da corporação, também arranjadora e compositora. Como crooner, um excepcional intérprete, Pha Terrell. A maioria dos registros fonográficos foram gravados na Decca Records. O “Estilo Kansas City” enfatiza os “riffs”- compassos musicais curtos, repetidos diversas vezes e que produzem efeito agradável de se ouvir.

THE FOUR FRESHMEN

O quarteto vocal The Four Freshmen (Os Quatro Calouros) foi formado, basicamente, pelos irmãos Don e Ross Barbour, Bob Flanigan e Hal Kratszch no final dos anos 1940. O grande impulso veio ao assinarem contrato com a grvadora Capitol Records em abril de 1950. Conjunto de vocalização harmoniosa e um dos melhores quartetos de sua época. Além dos vocais, todos tocavam instrumentos como contrabaixo, guitarra, bateria e trompete. Por um certo período, atuaram nas big bands de Woody Herman e Stan Kenton.

ANITA O´DAY

Anita Belle Colton, seu verdadeiro nome, considerada pela crítica especializada como a melhor cantora branca de jazz, ficou conhecida quando atuou como lady-crooner das big bands de Gene Krupa e Stan Kenton nos anos 1940. Na carreira solo, acumulou sucessos com gravações nas etiquetas Crescendo, Polygram, MPS, Universal, Norgran e Verve, entre outras. Anita O´Day esteve se apresentando em São Paulo em 1984 no “150 Night Club” do Hotel Maksoud Plaza com grande presença de público. Ela nasceu em Kansas City-Missouri no dia 18 de outubro de 1919 e morreu em Los Angeles-California a 23 de novembro de 2006 aos 87 anos. Anita O´Day , uma notável interprete!