Oriundo de uma pobre comunidade rural, Hoagy Carmichael foi, desde criança, encorajado pela mãe a se dedicar ao aprendizado do piano, que ela tocava para animar as sessões de cinema mudo no teatro de sua cidade. Hoagy logo aprendeu a dedilhar o teclado, a despeito de nutrir ambições de se tornar advogado. Muda-se com a família para Indianapolis-Indiana em 1916 onde inicia aulas com Reginald Du Valle,
Harry Warren dedicou a brilhante carreira de musicista escrevendo canções para certa de setenta e cinco películas produzidas em Hollywood, ganhando três “Oscars”da Academia de melhor música com os temas “Lullaby Of Broadway”(do filme Gold Diggers Of Broadway – 1935, “You’ll Never Know” do filme Hello, Frisco, Hello – 1943, aqui no Brasil com o título Aquilo Sim Era Vida) e “On The Atchison, Topeka And The
Nascido em Forth Worth no Texas a 12 de fevereiro de 1914, foi o astro supremo da inesquecível orquestra de Glenn Miller, considerado o melhor sax-tenor branco da era de ouro das big bands; além de vocalista de méritos, tendo gravado ao lado da lady-crooner Marion Hutton e do conjunto vocal The Modernaires.”Chatanooga Choo, Choo”, “I Got A Girl In Kalamazoo” e “Jukebox Saturday Night”, são os
O encontro musical entre Frank Sinatra e Antônio Carlos Jobim deu-se em 1967. Desde o início da década, o movimento musical que se tornou conhecido como “bossa nova”, vinha conquistando o público de todo o mundo. Acordes inovadores e uma batida cadenciada, que tinham tudo a ver com o jazz, caíram no gosto popular. Nos EEUU a “bossa nova”consolidou-se após o concerto no Carnegie Hall de Nova
Saxofonista, cantor e bandleader, Tony Pastor (Antonio Pestritto) – nasceu em Middletown-Connecticut (USA), a 26 de novembro de 1907. Após integrar as orquestras de Irving Aronson, Austin Wylie e Vincent Lopez, junta-se a seu velho amigo Artie Shaw que, no verão de 1936, organiza sua primeira orquestra permanente. Ao lado de Shaw permanece até o final de 1939, tocando seu sax-tenor e fazendo antológicos vocais com um
O compositor George Gershwin nasceu em uma família judaica no bairro do Brooklin em Nova Iorque a 26 de setembro de 1898, constando em seu registro de nascimento o nome Jacob Gerswine, certamente um erro ortográfico do tabelião pois o sobrenome de família era Gershovitz. Seu pai Moishe, emigrara para América do Norte vindo da Rússia em 1890. O irmão mais velho, Ira Gershwin (1896-1983), foi registrado
Ronaldo Benvenga No final do ano de 1934, após desentendimentos durante apresentações na Califórnia, mem- bros da banda do baterista Ben Pollack abandonaram a corporação musical, seguindo para Nova York onde, sob o comando do saxofonista Gil Rodin, organizaram uma orquestra coope- rativa para participações em programas de rádio e gravações em estúdio. Apesar da comprovada capacidade como músico, Gil não se considerava a pessoa ideal para
Harmonioso grupo vocal formado na era pré-rock, The Four Aces (Os Quatro Ases), iniciou atividades em 1949, com a liderança de Al Alberts (Albert Nicholas Albertini) e mais Lou Silvestri (Louis Silvestri), Sod Vaccaro (Rosario Vaccaro) e Dave Mahoney, todo originários de Chester, subúrbio localizado ao sul de Philadelphia no estado da Pennsylvania. No início dos anos 50, a era das big bands estava em declínio, com os vocalistas egressos
Ronaldo Benvenga Pianista inquieto, inovador e sempre à procura de diferentes formas de som e harmonia, Kenton sempre teve grande paixão pelo jazz. Na juventude sofreu influência do “pai dos pianistas modernos”- Earl Hines mas também admirava Louis Armstrong, Duke Ellington e Benny Carter. Em 1933 começa a atuar, profissionalmente, nas orquestras de Everrett Hoagland, Vido Musso e Gus Arnheim, com quem grava o primeiro disco. Ao
James Francis Dorsey, nasceu a 29 de fevereiro de 1904 na cidade de Shenandoah-Pennsylvania e, ainda criança, iniciou-se no aprendizado tendo o pai, professor de música, a orientá-lo. Começou na clarineta, logo passando por todos os instrumentos de sopro(metais e palhetas)a exemplo do irmão mais novo Tommy(Thomas Francis Dorsey Junior),tornando-se exímio no saxofone-alto e clarineta. Em 1921, aos 17 anos, iniciou carreira profissional na orquestra Scranton Sirens,
Mário Lanza ficou conhecido mundialmente após a aparição na película da Metro de 1951 “O Grande Caruso”(The Great Caruso), interpretando o papel do imortal tenor italiano Enrico Caruso(1873-1921). Alfredo Arnold Cocozza(seu verdadeiro nome) nasceu em Philadelphia na Pennsylvania, a 21 de janeiro de 1921; filho de imigrantes italianos oriundos do sul da Itália, adotou o nome artítisco de Mário Lanza inspirado no da mãe quando solteira, Maria
Vamos estabelecer alguns pontos comuns entre os cantores Frank Sinatra e Orlando Silva, nascidos em lares humildes no ano de 1915. Orlando Garcia da Silva, no subúrbio carioca de Engenho de Dentro-Rio de Janeiro, a 03 de outubro e Francis Albert Sinatra, na pequena cidade portuária de Hoboken- Nova Jersey, vizinha de Manhattan, a 12 de dezembro.Orlando, quarto filho do casal José Celestino e Da. Balbina, enquanto
Harold Arlen(Hyman Harluck), emérito compositor norte-americano, nasceu na cidade de Búffalo, região norte do estado de Nova York,a 15 de fevereiro de 1905. Filho de um cantor de sinagoga, quando criança, acompanhava o pai nos cânticos religiosos. Começou a estudar piano aos 9 anos, descobrindo o ragtime, música sincopada de origem negra. Na adolescência, abandonou os estudos para formar um conjunto musical denominado “Snappy Trio”, para se apresentar
JAZZ , BIG BANDS & CIA Ronaldo Benvenga Já aos sete anos Fred dançava,juntamente com a irmã mais velha Adele em teatros de “vaudeville”(locais onde eram apresentadas comédias entremeadas de canções e dança). A dupla estreou em 1917 para, no ano seguinte, fazer sucesso no musical “The Passing Show”. Eles continuariam juntos durante os anos 1920 e 30, protagonizando shows como “Lady Be Good (1924), “Funny Face”(1927),
Apesar de ter surgido após o declínio das big bands,o trompetista e bandleader Ray Anthonyconseguiu manter sua corporação musical sempre atuante e com sucesso. Ray começou a tocar seu trompete na banda de Al Donahue em 1939. Aos 19 anos, entrou para a lendária orquestra do trombonista Glenn Miller(1941),pelo espaço de 6 meses e o relacionamento com Glenn nunca foi tranqüilo,ambos discutiam à beça.Ele porém,reconhece que aprendeu
JAZZ, BIG BANDS & CIA Ronaldo Benvenga Al Jolson-(1886-1950), nasceu na pequena Srednick-Lituânia que, na época, fazia parte da Rússia Czarista. O pai, rabino da sinagoga local, emigrou com a família para os Estados Unidos da América do Norte em 1890, estabelecendo-se na capital-Washington D.C. Lá Al creceu e já aos 8 anos, juntamente com o irmão Harry, perambulava pelas ruas da cidade cantando em troca de
A intimidade de Lester Young com o saxofone tenor começou em 1928. Anteriormente aprendera a tocar bateria,trompete,violino e saxofone alto com seu pai,músico profissional. Os primeiros passos como músico deram-se nas bandas regionais de Eddie Barefield,Frank Hines, King Oliver, Benni Moten e The Blue Devils.Ao contrário de outros músicos iniciantes que seguiam as harmonias de Coleman Hawkins, entusiasma-se ouvindo discos de Frank Trumbauer,instrumentista branco, ao tocar o
Músico de destaque e figura importante na evolução do piano no jazz, Earl Hines nasceu em uma família de músicos, pai trompestista, mãe organista. Recebeu as primeiras lições aos nove anos, complementando os estudos na Schenley High School da cidade de Pittsburg-Pennsylvania-USA. Os pais queriam que ele se dedicasse à música clássica porém, inclinou-se decididamente para o jazz. A carreira profissional começou em 1918, trabalhando em bandas
Jazz, Big Bands & Cia Ronaldo Benvenga T H E P L A T T E R S O grupo vocal The Platters foi organizado no limiar dos anos mil novecentos e cinqüenta e o primeiro no gênero a ocupar lugar de destaque, nas “Paradas de Sucesso”, no rádio e na venda de discos. Com estilo e tradição semelhantes aos Mills Brothers e Ink Spots, igualmente conjuntos
Na história do trompete no jazz, Dizzy Gillespie ocupa lugar destacado e bem próximo de Louis Armstrong. Inovador de sons e harmonia através de trabalhos como trompetista, compositor, arranjador e bandleader em mais de cinquenta anos de carreira; criou novos estilos de tocar o instrumento, influenciando músicos em várias décadas. Após abandonar os estudos universitários , começa a atuar em bandas na cidade de Philadelphia na Pennsylvania. Convidado pelo chefe de orquestra